carregando...
Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira
(UFPA)
Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira
UFPA
Professora Titular do Instituto de Letras e Comunicação, vinculada à Faculdade de Letras e ao Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutora em Linguística (UNICAMP e La Trobe University, Austrália, 2003). Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB, 1995). Realizou especialização/aperfeiçoamento no Instituto de Verão da Linguistic Society of America (LSA), Ohio State University (Columbus, 1993) e Curso Intensivo em Linguística Indígena (em nível de Especialização - UFG, Goiânia, 1990). É graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará (Belém, 1990). Bolsista de Produtividade 2 CNPq.
Sidney da Silva Facundes
(UFPA)
Sidney da Silva Facundes
UFPA
Possui graduação em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Federal do Pará(1990), especialização em LSA Linguistic Institute pela University Of California At Santa Cruz(1991), especialização em Curso Intensivo de Lingüística Indígena pela Museu Paraense Emílio Goeldi(1988), mestrado em Lingüística pela University of Oregon(1994), doutorado em Lingüística pela State University Of New York At Buffalo(2000), aperfeicoamento em LSA Linguistic Institute pela The University of New México(1995), aperfeicoamento em Instrumentos Computacionais de Análise Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina(1991) e aperfeicoamento em LSA Linguistic Institute pelo Ohio State University(1993). Atualmente é Adjunto da Universidade Federal do Pará, Membro de corpo editorial da Journal of Language and Linguistics e Revisor de projeto de fomento da Endangered Languages Documentation Programme. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística. Atuando principalmente nos seguintes temas:apurinã, Aruak, gramática descriptiva, língua indígena, lingüística descritiva.
Shelton Lima de Souza
(UFAC)
Shelton Lima de Souza
UFAC
Possui graduação em Letras/Português do Brasil como Segunda Lingua (2006), mestrado em Linguística/ Gramática (2008), ambos realizados na Universidade de Brasilia/UnB, e doutorado em Linguística (2017) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre/FAPAC. Professor Adjunto Nível 3 de Linguística e Língua Portuguesa no Centro de Educação, Letras e Artes/CELA da Universidade Federal do Acre/UFAC. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagem e e Identidade/PPGLI/UFAC, atuando no Laboratório de Interculturalidade (LaBinter), pertencente a esse Programa. Membro do grupo de pesquisa GEADEL (Grupo de Estudos em Análise do Discurso e Ensino de Línguas). Professor permanente do Programa de Pós-graduação Profissional em Letras/ ProfLetras/UFAC. Coordenador do Polo Aplicador do Exame Celpe-Bras INEP/UFAC. Foi professor efetivo de Língua Portuguesa da educação básica na Secretaria de Educação de Goiás/SEE-GO. Suas principais áreas de atuação são: teoria e análise de línguas, principalmente de línguas indígenas brasileiras, fonologia, morfologia e sintaxe, ensino de português como L1/L2, análise do português em contraste com línguas indígenas, línguas de sinais (Libras) e línguas europeias para fins didáticos, análise e produção de material didático para o ensino de português como L1/L2 e estuda a inter-relação entre língua(gens), sexualidades, gêneros sociais e produção e (re)construção de identidades em diferentes espaços sociais.
Patrícia Goulart Tondineli
(UNIR)